A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, divulgou que mais de 5.300 vagas de emprego permanente estão disponíveis no Rio Grande do Sul. De acordo com os dados fornecidos pela Agência FGTAS/Sine, o setor da indústria se destaca, representando 46% das oportunidades oferecidas. O comércio também apresenta uma oferta significativa, com 23% das vagas disponíveis.
Uma informação relevante é que a maioria das vagas não exige experiência prévia ou escolaridade específica. Cerca de 74% das oportunidades não requerem experiência profissional, e 34% dispensam a exigência de nível de escolaridade. A remuneração oferecida varia entre 2 e 3 salários mínimos.
As Agências FGTAS/Sine estão prontas para auxiliar os trabalhadores interessados a se candidatarem às oportunidades de emprego. Para isso, é necessário comparecer pessoalmente à Agência mais próxima, portando documento de identificação com CPF e foto. Os candidatos serão cadastrados no sistema e, caso seu perfil profissional seja compatível com alguma vaga de emprego disponível, receberão uma carta de encaminhamento para participarem dos processos seletivos.