Neste sábado, cerca de 1,1 mil cavaleiros se reuniram na cidade de Canguçu, para a cerimônia de distribuição da Chama Crioula. Estiveram no evento o Governador Ranolfo Vieira Júnior e a primeira-dama do Estado Sônia Vieira, participando da distribuição da centelha, no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Os cavaleiros vão percorrer todo o Estado levando a chama para as 30 regiões tradicionalistas.
A chama foi gerada nesta sexta-feira, 12, dando início a programação dos Festejos Farroupilha 2022. A solenidade contou com a presença da Secretária da Cultura em exercício e presidente da comissão dos festejos, Gabriella Meindrad, que ressalta a importância da cerimônia de acendimento da Chama: “Em 73 anos de história, a Chama Crioula iluminou encontros como o de hoje, repletos de significados simbólicos e com importante valor cultural para os gaúchos e as gaúchas”, disse. O Governador também ressaltou a importância da Chama Crioula: “A partir daqui, eles levam esse símbolo gaúcho para todos os cantos do Rio Grande. Desejo que seja uma cavalgada segura e tranquila, marcando um momento importante que cultua nossas tradições e nossa cultura”, disse o governador.
A tradição da Chama Crioula começou no ano de 1947, quando os tradicionalistas Paixão Crotes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, na capital Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor dos gaúchos pela sua terra.