O inverno começa no dia 21 de junho no hemisfério sul e traz consigo as massas de ar frio que podem causar geadas e até neve nas regiões mais altas do Sul do país.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Região Sul terá chuvas dentro ou abaixo da média em junho, com volumes entre 100 mm e 200 mm. As frentes frias poderão provocar pancadas de chuva em alguns dias do mês.
No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que em algumas áreas a chuva favoreça a recuperação do armazenamento de água no solo, beneficiando o plantio e o desenvolvimento inicial dos cultivos de inverno.
Por outro lado, o INMET alerta que as massas de ar frio poderão derrubar a temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 14ºC na parte leste da regiões Sul do Brasil, principalmente, em áreas de maior altitude.
Assim, os gaúchos devem se preparar para um mês com variações climáticas, alternando entre dias mais quentes e secos e dias mais frios e úmidos. A recomendação é acompanhar as atualizações da previsão do tempo e se proteger das mudanças bruscas de temperatura.