Desde que o mês de outubro iniciou, a Grande Porto Alegre não teve um dia com temperaturas de 30 °C, tendo o início de mês mais frio do que o esperado. A previsão é de que uma nova massa de ar frio chegue ao Estado, prolongando um período de temperaturas abaixo da média com escassez de calor.
Dados meteorológicos indicam que uma massa de ar frio avança pela argentina partir desta quinta-feira, 13, e deve ingressar no território gaúcho durante a sexta-feira, 14, com queda de temperaturas.
Não se trata de uma massa de ar frio tão forte como a que ingressou no último domingo, 10, e foi responsável por provocar geada em algumas regiões, mínimas abaixo de 0 °C no Sul do Estado. A nova incursão de ar frio deve ser mais fraca, não vir com muito ar seco.
Esse padrão de mais frio e calor escasso em outubro, é consequência de uma alta frequência de incursões de massas de ar frio desde o começo da primavera. A estação já teve o início sob muito frio com ma intensa massa de ar polar atípica acompanhada de um ciclone extratropical na costa.
Temperaturas abaixo da média
Com a chegada desta nova massa de ar frio, que vai se prolongar até meados da 2ª quinzena de outubro, as temperaturas vão se manter muito abaixo da média que vem sendo registrada. Embora a nova queda de temperatura, não deva ser muito acentuada quanto a observada no início desta semana.
Na Região Metropolitana, as mínimas devem ficar entre 10 °C e 13 °C entre sexta-feira, 14, e sábado, 15. As máximas devem também ficar abaixo do esperado, com possibilidade de chuva no domingo, 16, mantendo as máximas baixas.
Geada
Na metade de outubro, incursões de ar frio trazem grande preocupação no campo pelo risco de formação de geada. No início desta semana, as áreas produtoras da Metade norte do Estado escaparam em sua grande maioria da geada, mas a região Sul e parte do Oeste gaúcho geou.
Para alívio dos produtores, desta vez a geada deve se limitar mais no interior do Uruguai, especialmente abaixo do Rio Negro. Além de menos intensa que a incursão do começo da semana, a massa de ar frio que está chegando não será muito seca e parte do Estado permanecerá com nuvens, desfavorecendo maior resfriamento noturno.