A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira, 22, a Operação Por Fora, com o objetivo de investigar crimes contra a administração pública cometidos por médicos credenciados ao Instituto de Previdência do Estado (IPE). A ação, coordenada pela 1ª e 2ª Delegacias de Combate à Corrupção do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic), resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Bagé e Cachoeira do Sul. Além disso, foi solicitada a suspensão da atividade profissional de dois médicos envolvidos.
A operação, que recebeu o nome de “Por Fora”, visa apurar denúncias de médicos credenciados no IPE que estariam exigindo dos segurados valores além dos repassados pela autarquia para consultas e procedimentos médicos. A investigação, que durou três meses, teve início após o recebimento de denúncias por parte do próprio IPE.
De acordo com os delegados Augusto Zenon de Moura Rocha e Max Otto Ritter, foram relatados casos em que pacientes tiveram suas cirurgias condicionadas a pagamentos que variavam de R$ 1 mil a R$ 9 mil. Na maioria das situações, esses pagamentos eram feitos em dinheiro diretamente nas clínicas ou repassados diretamente aos médicos. Os profissionais alegavam justificativas como pagamento de instrumentos operatórios, anestesia e aluguel de sala de cirurgia.
Durante a investigação, foram encontrados materiais probatórios, como comprovantes de depósitos bancários realizados via PIX, diretamente nas contas dos médicos suspeitos. Essa prática é expressamente vedada aos profissionais, sendo considerada passível de descredenciamento de acordo com instruções normativas do próprio IPE.
A operação mobilizou 18 agentes e dois delegados, contando com o apoio da Delegacia de Polícia Regional de Cachoeira do Sul (20ª DPRI) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Bagé.
Quero saber se posso entrar conta a cobrança da cirurgia da prostata de meu marido foi cobrado 1000 reais,e eu sem condições tive que pedir ajuda para uma pessoa do banco Sicredi que patrocínou a cirurgia!!!