Na tarde da última terça-feira, 11, o TRE-RS determinou a cassação dos mandados do prefeito Osvaldo Froner e do vice-prefeito Anselmo Fracaro Cardos, do PDT, de Capão do Cipó, Região Central do Estado.
Conforme a denúncia do Ministério Público Eleitora (MPE), à Justiça, a campanha de Froner e Cardoso distribuiu vales-combustível para a população para angariar votos. Os 2 foram eleitos em 2020. A investigação aberta contra os políticos apontou que houve simulação de doações financeiras, mais conhecido como caixa 2, para custear serviços prestados por advogados para a chapa.
Em dezembro de 2020, uma operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão para investigar as suspeitas de compra de votos. Os agentes encontraram, em um posto de combustíveis, documentos que comprovariam a distribuição dos vales. Durante a operação também foram recolhidos celulares, que tinham troca de mensagens que indicavam a prática ilícita.
Por conta da cassação dos diplomas do prefeito e vice, serão realizadas novas eleições municipais majoritárias no município, mas ainda não há data definida para ocorrer a votação.