Com a recente aprovação da vacina contra a Covid-19 para crianças, muitas dúvidas surgiram quanto à segurança dos imunizantes para a aplicação neste novo público. Ao encontro disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Portão se manifestou reiterando todo o cuidado que foi realizado para que a vacina fosse liberada para o público infantil, e fez paralelos com outros imunizantes que as crianças costumam receber anualmente. “Toda e qualquer vacina quando criada é avaliada através de uma amostragem considerável para que possa ser liberada para seu público alvo em geral, não foi diferente com a vacina infantil contra o covid-19. A metodologia da vacina Pfizer, RNA mensageiro (RNAm) da proteína Spike, já é estudado e testado para outras há 10 anos; e a vacina Coronavac/Butantan utiliza a metodologia de vírus inativado, já utilizado para outras vacinas as quais as crianças recebem, como por exemplo a da gripe anualmente. Dito isto, sim, as vacinas são seguras”, explica a enfermeira Daniela Zanotti.
A crescente preocupação dos pais quanto a esse processo, fez com que os funcionários que forem aplicar a vacina passassem por um treinamento especial, visando sanar todas as dúvidas que os responsáveis podem ter no momento. Pois na visão da Secretaria, o temor dos pais e mães está atrelado a insegurança pelo novo e também devido à crescente onda de desinformação sobre os imunizantes. “Tudo que é novo gera uma certa insegurança na comunidade, o importante é procurar a informação correta, as vacinas são seguras, eventos esperados e adversos pós vacinação podem ocorrer em toda e qualquer vacinação e não somente com a vacina contra o COVID-19. Ao longo dos anos tivemos a inserção de várias vacinas novas no calendário de vacinação da criança com sucesso, somos uma país que temos experiência positiva em vacinação”, relata Daniela.
Ainda sobre a constante desinformação referente a vacinação infantil, que tem vigorado atualmente por meio de informações distorcidas, Daniela Zanotti acredita que o seu papel e o de toda a equipe neste momento é o de esclarecer as dúvidas da população de forma clara e simples. Por essa razão, todos os vacinadores foram capacitados especialmente para responder aos questionamentos que possam ocorrer sobre o tema.
Saiba mais sobre a vacinação infantil
A vacinação infantil iniciou em todo o Estado do Rio Grande do Sul no dia 19 de janeiro. As crianças de 5 a 11 anos podem ser atendidas por agendamento nos postos de saúde do município. O responsável legal deve levar um documento oficial com foto e estar munido com o CPF e Cartão SUS da criança.
Os menores na faixa dos 12 aos 17 anos também devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, podendo ser vacinados no Lothar Kern. O atendimento ocorre de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e depois das 13h às 19h enquanto na quinta e sexta-feira a vacinação acontece das 8h às 12h e depois das 13h às 17h.