Neste feriado de 7 de membro, foi aberto oficialmente o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. O evento teve início com o acendimento oficial da Chama Crioula. O acampamento farroupilha termina no dia 20 de setembro, data que marca a Guerra dos Farrapos.
Durante a tarde, a centelha da Chama da Pátria, que estava acesa no Paço Municipal foi recolhida. Cerca de 50 cavalheiros levaram o fogo ao Parque Harmonia, local que é realizado do acampamento.
A Chama Crioula foi acesa no palco principal do evento, que entra em dia 40ª edição. Segundo a organização, cerca de 90 mil pessoas eram esperadas durante o dia no parque.
Neste ano, 70 atividades culturais gratuitas estão sendo programadas para acontecer no Harmonia. Piquetes foram montados ao longo das ultimas semanas, onde serão realizados encontros com música e gastronomias tradicionais do Estado. No final do evento, o representante do Piquete Fraternidade Gaúcha do Rio Grande do Sul, Diego Persan, e o representante do Piquete Mala de Garupa da Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, Índio Guaracy, levaram o achote com a Chama Crioula até o Piquete dos 250 anos de Porto Alegre, onde será guarnecida, dia e noite, até 20 de setembro.